segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ibrahimovic e Piqué. O preconceito zombeteiro ataca novamente. Lamentável.

CRUZADA EM DEFESA DO EVANGELHO DE JESUS



http://estaticos03.marca.com/blogs/fuera-de-juego/imagenes_posts/2010/05/05/pique.jpg

Uma foto do atacante Zlatan Ibrahimovic com o zagueiro Gerard Piqué tem causado polêmica na Europa. Tudo porquê os dois foram fotografados de mãos dadas na frente de um carro, ao deixar o treino do Bracelona, na última quarta-feira. A foto correu por sites e blogs do mundo inteiro com piadas sobre a sexualidade de ambos. Os dois ainda não se pronunciaram (este foi o texto que acompanhou a foto em quase todos os sites e blogs).






















Esta foto está causando uma onda incrível de especulações no mundo esportivo do planeta (principalmente) e nas corporações das chamadas mídias sensacionalistas. No Google,  em apenas 24 horas são mais de 3.000 links indicados e continua crescendo a busca.
Não demora muito e vamos ter pronunciamentos de ONGs defensoras dos direitos civis, sensacionalismo rasgado em mídias, programas humoristicos, cartoons em profusão, entrevistas dos lideres de comunidades gays, campanhas contra os preconceitos, tudo em polvorosa e... vendendo jornal, vendendo noticias movimentando o negocio. São muitos milhõe$$$ em ação.





Embora o noticiário (de ontem) tenha registrado que os atletas não se pronunciaram eu já li (hoje) que Ibrahimovic respondendo a uma reporter que lhe perguntou "na lata" se ele era gay convidou-a para ir ao apartamento dele para saber a resposta. Não poderia ter respondido de outra forma, mas também não explica nada. 
Nós, humanos comuns, vamos tirar uma lição disso tudo?




O episódio, certamente, ainda vai alimentar o noticiário por mais alguns dias e para nós mortais vale mais para que se  o interprete sob o foco da "linguagem corporal às avessas". Ou seja, para quem estuda e se preocupa com o assunto, (alô, alô Jaqueline), é preciso ter em mente que nem sempre uma imagem ou foto congelada pode ser interpretada como expressão corporal plena, completa e traduzível. 



 Por este motivo e principalmente em locais publicos, é preciso cuidado com o gestual e as expressões pessoais muito efusivas se não estiverem dispostos a enfrentar piadinhas e insinuações.
E se você, meu caro leitor for uma pessoa muito conhecida em sua corporação redobre a atenção. Conheço pessoalmente alguns casos desastrosos que prejudicaram as respectivas carreiras dos descuidados O preconceito é tão presente quanto o oxigênio. 

Abaixo e a titulo de curiosidade coloquei uma serie de fotos de atletas (poderiam ser artistas, politicos, pessoas comuns...) em expressões corporais que - analisadas fora do contexto em que estão - levariam a "interpretações" semelhantes àquelas da já famosa foto dos dois atletas do Barça. 

A propósito, o jornal espanhol Marca que publicou o "flagrante" já o retirou do seu site e deixou no lugar um aviso informando ter se tratado de um erro (veja imagem mais abaixo). No El Pais, o mais importante jornal espanhol, nem uma só linha sobre o fato. Eles sabem se auto-proteger. Lembro, a titulo de curiosidade, que quando Ronaldo (ex-fenomeno) se envolveu com os travestis os jornais espanhois foram céleres em busca da noticia e fizeram o mesmo estardalhaço que todos os demais (mas isto é outra história). 

Para fechar o assunto, que esse texto já ultrapassou os limites.  

Afora as "delicias" (cruéis e maldosas) de se fofocar livremente, produzir ironias e piadas  preconceituosas e produzir zombarias maledicentes tenho certa presunção de considerar, disso tudo, que o machismo homofóbico e o homossexualismo continuam de mãos dadas. (Ops! Não foi  bem isso que eu quis dizer... ou foi?).

o








Para quem ainda não viu: lances de gols e jogadas sensacionais de Ibrahimovic. 

O cara é um cracaço de bola.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMT-QV73R7_MzDMjtroFh1CG1hjyoPLRL2Qkfu2_enoFF_dU5MrX4nIZB79rASjGuIt7oalDDZNdXPljEimsissKxJILJa5INZJNp4pRq10yauGapU_6O8OMJiS0X_MaarGxmANjfJqjw/s1600/Mais+Neville.jpg
 Dois craques ingleses - Paul Scholes e Neville - em plena comemoração de um gol. Dentro do campo pode?










Para quem acha que o futebol ainda é coisa de macho, aqui vai um beijo muito pouco masculino. O super polémico Maradona e Caniggia (que chegou a jogar no Benfica) marcaram um período do futebol argentino e também as objectivas das máquinas fotográficas com este momento. Lá na Argentina as manifestações de amizade são bem diferentes das nossas.








Este post foi publicado ontem (7 de maio) e atualizado hoje (dia 8). Coloquei mais fotos e aproveitei alguma coisa da repercussão que a imagem está provocando nos meios de comunicação e na propria internet (rede sociais, blogs, twiters, etc).