sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ética do comportamento cristã

"CRUZADA EM DEFESA DO EVANGELHO DE JESUS"

Vamos começar esta lição com Pv 26:18-20: "Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz por brincadeira. Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda".
Paulo começa a seção ética de sua carta aos Romanos com a excelência do "culto racional" e da diversidade dos dons espirituais que devem estar a serviço da igreja.
Entre os dons espirituais e os degraus do comportamento cristão, exatamente no começo de Rm 12:9, Paulo coloca a pedra angular da ética cristã: "o amor seja sem hipocrisia". O amor, que é realmente o princfpio governante da vida cristã, é mais do que uma comoção, e é de natureza mais firme do que mero sentimental ismo ou pura filantropia. Salomão poetiza esse amor sem hipocrisia, dizendo: "Põe-me como selo sobre teu coração, como selo sobre o teu braço, porque amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá- 10; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado H (Ct 8:6 e 7). A partir do "amor sem hipocrisia" vêm os degraus da ética do comportame nto cristão, que vamos estudar em lições seguintes.
Nesta lição trataremos de seis desses degraus:
I – Detestai o mal Detestar o mal é o mesmo que odiá- 10. Paulo usa várias vezes a palavra "fugirll para significar a repulsa que o cristo deve ter das coisas que são más (1 Co 6:18; 10:14 e 1 Tm 6:11): "Tu, porém, 6 homem de Deus, foge destas coisas ... ". Carlyle, escritor cristão, comentando este texto, diz: "O que necessitamos é ver a infinita beleza da santidade, e a infinita maldição e o horror do pecado". O apóstolo João, em sua primeira epístola, coloca este "detestai o mal" da seguinte maneira: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 lo 2: 15).
II – Apegai-vos ao bem O verbo "apegar" sugere um desejo Intenso de apropriar-se de alguma coisa. O salmista assim se expressa: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, 'como terra árida, exausta, sem água." (5163:1). O comportamento ético do cristão é uma busca constante e 'intensa do que é bom. As palavras usadas por Paulo são firmes: "detestai" e'''apegai''. Elas podem ser ilustradas com dois versos de Colossenses:

Pr Jonas Neto

Veja o estudo completo abaixo: http://www.prjonasneto.com/modules.php?name=News&file=article&sid=1350