sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nunca aprendem

"CRUZADA EM DEFESA DO EVANGELHO DE JESUS"



Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.(II Tm. 3:6 e7)

Ao nos darmos conta de que este texto é escrito para pessoas que estão dentro da igreja, quase ficamos em pânico. Paulo está falando de pessoas de caráter totalmente defeituoso, divergente do caráter de Cristo. Mas o dano que estas pessoas causam à igreja de Cristo vai além de si mesmos invadindo, por assim dizer, casas de pessoas inocentes.
O fato das ‘vitimas’ serem pessoas de vida carregada de pecados, ajuda a entender um pouco o motivo delas aprenderem sempre mas conhecerem nunca. Estamos rodeados de pessoas na igreja local que estavam lá quando chegamos, continuam lá até hoje, mas não passam de pessoas sobrecarregadas e cheias de paixões carnais. O texto de Paulo aqui fala de mulheres, mas não é difícil encontrar homens na mesma condição.
Pessoas que aprendem mas não chegam ao conhecimento são aquelas pessoas que têm sua mente focada no que é ensinado, mas não aplicam seu coração nisso. Ou não aplicam o ensino ao coração, como preferir. O fato é que tem coisas que não passam de conhecimento intelectual e isso não muda a vida, apenas dá um polimento – se tanto. O que muda é algo que toca o coração, algo que a pessoa se apaixone, se identifique, deseje ardentemente para si. Sabermos que o dinheiro existe não nos faz pecar, pecamos quando o desejamos. Saber da existência de algo é pouco edificante.
Paulo nos adverte que aqueles sobrecarrgados(as) de pecado não chegam ao conhecimento da verdade. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele chamou os cansados e sobrecarregados para aliviá-los. Tudo aponta para Jesus de Nazaré. Saber que Ele existe não muda a vida de ninguém. Mas chegar ao íntimo conhecimento Dele, ter amizade e relacionamento com Ele, ser seguidor Dele – isso muda a vida e muda, literalmente, para sempre.
“Deus querido, me ajuda a desenvolver no coração o desejo pelas Tuas coisas, que supere meu conhecimento intelectual ou mental. Só por Ti posso fazer isso.”